Blog

Wordpress

Como migrar WordPress de servidor “descomplicado”

3 de março de 2017

Apesar do WordPress ser extremamente conhecido no ambiente web, muitos ainda tem dúvidas de como migrar um blog WordPress para outro servidor. Muitos acreditam que é um trabalho muito complexo e por causa disto muitas vezes deixam de fazê-lo ou passam dias quebrando a cabeça em tutoriais pela internet.

WordPress

WordPress é um CMS – Custom Management System – Sistema gerenciador de conteúdo – (Qual o melhor CMS para seu site?) desenvolvido inicialmente para atender a blogs. Tem uma das maiores comunidades de desenvolvedores do mercado com uma ampla documentação, e segundo alguns dados é utilizado por cerca de 27% dos sites no mundo.

Como migrar um blog WordPress

Migrar um site para outra hospedagem sempre gera dúvidas, mas a verdade é que isso não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta seguir alguns passos e com certeza não haverão problemas.

Antes de começar com o processo de migração certifique se que o ambiente onde irá hospedar seu site/blog tenha os requisitos necessários para realizar a hospedagem do WordPress ou sistema que estiver utilizando (vantagens de uma hospedagem especializada em WordPress).

Requisitos mínimos para WordPress:

Servidor baseado em linux (Apache ou Nginx)
Versão do PHP superior a 5.2 (preferencial 5.6)
Banco de dados MySQL versão 5.0
Memoria para o PHP de 64MB (apenas para o software), ideal 256MB
Modulo mod_rewrite do apache ativo

Faça o Backup

A primeira coisa a ser feita é realizar um backup da aplicação e do banco de dados. O backup dos arquivos da aplicação pode ser feito através de ftp (protocolo de transferência de arquivos), que pode ser realizado utilizando programas como Filezilla ou WinCSP, diretamente pelo browser (que algumas pessoas acham inseguro) ou através de sistemas gerenciadores de arquivos disponíveis na própria hospedagem (como no caso de servidores com cpanel).

O backup do banco de dados é indicado que seja feito pelo phpMyAdmin, o motivo é que praticamente toda hospedagem tem este software, o que padroniza o formato do arquivo e a forma como realizar a restauração do banco no momento da migração. Mas caso queira pode fazer o backup por algum programa SGDB não tem problema nenhum, certifique se apenas que o arquivo de backup esteja em acordo com o SQL ansi.

Realizando a migração

Passo 1

Crie um novo banco de dados e faça a restauração do arquivo gerado pelo backup, vamos imaginar que neste cenário estamos apenas mudando o site de servidor e que a url (endereço) de seu site permanecerá o mesmo. Sendo assim não é necessária nenhuma outra configuração no banco de dados.

Caso você esteja mudando o domínio do site (url) basta alterar na tabela _options os campos  siteurl e home para o domínio que será utilizado pelo site.

Passo 2

Abra o arquivo wp-config.php e apenas configure os novos dados do banco de dados, colocando o endereço, usuário e senha do novo banco. Basta preencher as linhas:

// ** Configurações do MySQL - Você pode pegar estas informações
// com o serviço de hospedagem ** //
/** O nome do banco de dados do WordPress */
define('DB_NAME', 'nome_de_seu_banco_de_dados');

/** Usuário do banco de dados MySQL */
define('DB_USER', 'seu_usuario');

/** Senha do banco de dados MySQL */
define('DB_PASSWORD', 'sua_senha');

/** Nome do host do MySQL */
define('DB_HOST', 'seu_endereço');

Passo 3

suba os arquivos para a nova hospedagem. Neste ponto provavelmente seu site estará funcionando normalmente, caso ainda não tenha feito o redirecionamento do endereço, basta fazer e aguardar o tempo de propagação.

Existem outros meios de migrar um blog WordPress para outra hospedagem, como utilizar plugins como o duplicator. Também é possível instalar o WordPress do zero e apenas importar o conteúdo para dentro do novo site através de um recurso nativo do próprio WordPress, porém aqui é necessário realizar todas as configurações extras que seu site possuir.