Blog


Dicas sobre Magento

19 de Janeiro de 2016

Bom, como primeiro post deste site, quero falar um pouco sobre o Magento, este post foi escrito para o ja falecido “Mexidão Rox”, mas ainda é bem atual, vale lembrar, que alguns dados de usabilidade podem ter mudado, por conta disto vou retirar esta parte do texto,eu trabalho bastante com a ferramenta, apesar de não ser especialista, ela ainda faz parte do meu cotidiano. Os e-commerces tem crescido muito no Brasil, hoje em dia compras online fazem praticamente parte das nossas vidas, apesar de eu não ter pesquisado (pura preguiça nesta parte), é possível dizer que a maior parte do publico da internet de hoje, ou fez ou fara alguma compra em lojas virtuais.

Mas e ai? o que isso tem haver com programação? eu digo meus queridos padawans, tem tudo, já que somos nos (tristes desenvolvedores) quem produzimos as ferramentas para tal, e por isso apresento o Magento (nada novo na verdade) desenvolvido pelo Magento INC, tem sua estrutura é baseada em módulos e foi desenvolvido com base no Zend Framework.

Como o Magento foi desenvolvido com estrutura em módulos, existe hoje uma grande comunidade de plugins que facilitam o desenvolvimento do sua loja, muitos destes plugins, é possível encontrar no site do Magento, o Magento Community. Eu sinto falta de uma documentação apropriada em português, ainda hoje, boa parte da documentação está em ingles (não que isto seja um problemas mas sabe como é né) portanto fóruns são sempre bem vindos, neste caso, indico a Comunidade Magento, um grupo aberto para troca de idéias e dicas sobre a ferramenta em geral.

Para finalizar plugins que uso em minhas aplicações Magento:

Correios PedroTeixeira_Correios um ótimo plugin de integração com os correios, PAC, SEDEX e outras funcionalidades dos correios bem desenvolvidos e de aplicação extremamente fácil.

Boleto Bancario de facil aplicação e com uma boa documentação hoje é mantido pelo Deivison Arthur, mas é possível encontrar módulos no boletoPHP

Cartões de Credito são talvez a parte mais complicada, isso depende muito do cliente, módulos de integração com pagseguro, moip existem aos montes, mas alguns clientes preferem usar da CIELO, o plugin que recomendo é o desenvolvido pela Máxima o Cielo – Fillipe Almeida Dutra.

De qualquer forma, uma boa pesquisa sempre é bem vinda, utilizando do termo correto provavelmente conseguirá um bom resultado, uma boa dica é: “sempre tenha o projeto bem detalhado, para que saiba exatamente o que irá fazer“, mesmo com suas facilidades o Magento pode se tornar um grande problema quando não se tem uma boa idéia do projeto, optar pelo simples e objetivo pode ser um bom caminho.

enfim espero que tenham gostado e Enjoy.