Blog

CodeIgniter

Iniciando Com CodeIgniter

3 de Fevereiro de 2016

Para quem não sabe, CodeIgniter é um dos frameworks mais utilizados nos últimos tempos, e tem como características o uso do MVC (Model, View, Controller) e uma baixa curva de aprendizagem. Apesar de conhecer alguns desses frameworks, nunca havia parado para estudar mais assiduamente, já que a maioria das aplicações que desenvolvia era de médio a pequeno porte. Assim, muitas vezes preferia desenvolver minhas aplicações usando a metodologia estruturada.

Uma das outras vantagens do CodeIgniter é a rápida instalação e configuração. Em poucos passos é possível ter uma aplicação funcionando! O framework ainda conta com uma comunidade ativa e uma excelente documentação, o que ajuda muito na hora de dar seus primeiros passos.

Entenda as camadas:

Model: é o responsável pela regra do negócio, controle dos dados e criação de funções. Assim, o fluxo de dados ficaria fora de alcance deixando a aplicação mais segura e organizada.

View: é exatamente a parte visível ao usuário. Pode ser uma página html ou um fragmento dela (um cabeçalho ou rodapé por exemplo), dentro do View fica toda a parte de comunicação com o usuário css e javaScript.

Controller: é o guarda de trânsito da aplicação e responsável pelo controle da aplicação, realizando as requisições no momento que elas se fazem necessárias. Ele é que organiza os Models e as Views fazendo com a aplicação funcione em perfeita harmonia (ou não né ^_^).

Instalando o CodeIgniter

1- Baixe o CodeIgniter e extraia seu conteúdo para o desenvolvimento é necessário apenas os arquivos: index.php, a pasta system e a pasta application.

2- procure pelo arquivo config.php dentro da pasta application>config e altere o endereço da base_url “$config[‘base_url’] = ‘meu endereço’;

3- Ainda dentro da pasta config procure pelo arquivo database.php para realizar as configurações de banco de dados.

$active_group = 'default';
$query_builder = TRUE;

$db['default'] = array(
	'dsn'	=> '',
	'hostname' => 'host do banco de dados',
	'username' => 'usuario do banco de dados',
	'password' => 'senha ',
	'database' => 'nome do banco de dados',
	'dbdriver' => 'mysqli',
	'dbprefix' => '',
	'pconnect' => FALSE,
	'db_debug' => (ENVIRONMENT !== 'production'),
	'cache_on' => FALSE,
	'cachedir' => '',
	'char_set' => 'utf8',
	'dbcollat' => 'utf8_general_ci',
	'swap_pre' => '',
	'encrypt' => FALSE,
	'compress' => FALSE,
	'stricton' => FALSE,
	'failover' => array(),
	'save_queries' => TRUE
);

Pronto! O seu CodeIgniter está instalado e configurado, pronto para ser usado. A velocidade para se criar aplicações mais simples também são impressionantes, bem como criar sessões e transições com o banco de dados. E tudo isso de forma bem didática.

Bom pessoal, por enquanto é isso. Confesso que ainda estou me aprofundando no desenvolvimento com este framework, e assim que for desenvolvendo, vou postando aqui minhas façanhas. Espero que tenham gostado e Enjoy!

 

.