Blog


Instalando Laravel em ambiente compartilhado locaweb

15 de junho de 2016

Bom, recentemente desenvolvi minha primeira aplicação em “Laravel” e no momento de publicar me deparei com algumas dificuldades,  como por exemplo, apenas apontar o conteúdo para a pasta correta, dentre algumas possibilidades retirar os arquivos da pasta public e colocar na pasta raiz e redirecionamentos por htaccess foram mencionados, até a criação de uma classe pare resolver o endereço me ocorreu, mas nenhuma me pareceu “elegante” o suficiente. então com alguma pesquisa consegui um bom resultado e sem alterar a estrutura padrão do framework.

Versão do PHP 

A primeira parte é ter certeza que a versão do PHP esta em acordo com a exigida pelo Laravel, neste caso a locaweb disponibiliza uma Wiki com o passo a passo para atualizar a versão sem muita dor de cabeça. No meu caso utilizei a versão 5.6 do PHP (clique aqui para a Wiki). Apos atualizar a versão do PHP devemos acrescentar uma linha de codigo no final do arquivo php.ini:

 suhosin.executor.include.whitelist = phar

SSH e COMPOSER

Feito isso basta logar no FTP via SSH, eu utilizei o CMDER (Clique aqui para baixar), mas pode usar qualquer programa como por exemplo o Putty (Clique aqui para baixar), caso utilize o CMEDER, deverá utilziar o seguinte comando para conectar SSH:

ssh seu_usuario@seu_dominio

Logo depois que executar o comando irá pedir a senha,  neste ponto você estará na raiz de sua hospedagem, ao utilizar o comando “ls” conseguira visualizar as pastas de sua raiz, algo parecido com isso:

cmder

Neste ponto iremos instalar o Composer e o laravel que foi o meu caso, para instalar o Composer:

 

curl -sS https://getcomposer.org/installer | phpXX -c ~/php.ini

Sendo XX a versão do php que você deseja, como eu disse eu utilizei a versão 5.6

Versão 5.4: php54
Versão 5.5: php55
Versão 5.6: php56

Utilize o comando abaixo para visualizar o Composer funcionando (lembre-se da versão do php)

 phpXX -c ~/php.ini composer.phar

cmder1

Instalação do Laravel

No meu caso meu sistema foi todo desenvolvido localmente, então eu subi os arquivos e configurei o banco de dados, lembrando que as configurações devem ser feitas no arquivo .env e no confing/database.php, apos subir os arquivos ainda na raiz de minha hospedagem instalei o laravel de maneira global, fazendo apenas isto minha aplicação já começou a funcionar, para isto utilizei a seguinte linha de comando:

 php56 -c ~/php.ini composer global require "laravel/installer"

Após executar a linha apenas configurei para a pasta public ser acessada logo ao entrar a url, para isso criei um arquivo .htaccess na raiz (pasta) da aplicação com os seguintes comandos:

Options +FollowSymlinks
RewriteEngine On
RewriteRule ^$ public/ [L]
RewriteRule (.*) public/$1 [L]

Neste ponto sua aplicação já deve estar funcionando, ai é só tratar os possíveis erros como por exemplo conexão com banco de dados caso eles aconteçam. No meu caso não ocorreram problemas provavelmente por se tratar uma aplicação relativamente pequena. Caso novidades aconteçam com o decorrer do desenvolvimento eu tento atualizar por aqui.

Conclusão

Apesar da Locaweb não ser indicada como hospedagem por alguns desenvolvedores, nos sempre nos deparamos com clientes que utilizam e gostam da hospedagem, acredito que não deve existir muita diferença para outras hospedagens, vale sempre apena verificar antes com suporte técnico.

Enfim Enjoy