Blog

Api Developer

Por que uma API é essencial para agilizar o desenvolvimento

4 de fevereiro de 2016

Integração APIAPI (Application Program Interface) é um conjunto de instruções que permite a aplicações diferentes se comunicarem sem a necessidade de saber exatamente o que está acontencendo nos bastidores do sistema, apesar de hoje em dia serem muito difundidas na web, foi nos sistemas operacionais como windows, linux entre outros que elas surgiram e começaram a ganhar força.Com o crescimento da comunidade de desenvolvedores e mercado Web super aquecido era inevitavel que a quantidade de APIs disponiveis pela internet aumentassem exponencialmente.

Mas por que utilizar de uma API?

Imagine você desenvolvendo um software quando de repente se depara com a necessecidade de integrar um meio de pagamento, e que este meio de pagamento vai te gerar uma planilha específica. Sem uma API seria necessário fazer todo o sistema de pagamento do zero, conferencia, envio e retorno de dados com sucesso ou não para então gerar a planilha. Com uma API ainda seria necessário o desenvolvimento de apenas parte da aplicação, deixando toda a parte “burocratica” por conta da API do meio de pagamento escolhido. trocando em miudos, seria desenvolvido o meio de envio dos dados deixando com que à API fizesse todo o tratamento seguinte, desde a validação até o faturamento do meio de pagamento, assim economizando tempo no prazo do desenvolvimento e otimizando todo o processo, podendo inclusive se dedicar mais na comunicação do seu caso de uso com seu usuario.

As APIs de hoje

Relacionamento de API

As APIs estão ainda mais presentes entre quando paramos para analisar os meios de comunicação disponiveis atualmente, utilizamos de seus recursos praticamente o tempo todo e em todos os lugares, principalmente em forma de App, seja no momento de tirar uma foto ou de verificar seu extrato bancário. São as APIs as responsáveis pela comunicação entre aquele software famoso de foto e o aparelho Smartphone ou celular que você mais gosta, também são elas quem fazem a comunicação entre aparelho e o Webservsice do banco realizando todas as autenticações necessárias para então fazer a consulta de seu extrato.

APIs e Websites ou aplicações Web

Em  websites é ainda mais comum utilziar de todo tipo de API, seja para integrar comunicação entre redes sociais e site, com a finalidade de gerar ainda mais engajamento ou mesmo para gerar campanhas de Ads em um blog para gerar renda. Sem contar a imensa quantidade de plugins disponíveis para os mais diversos web  frameworks, sistemas como Joomla, Magento e WordPress utilizam destes recursos praticamente o tempo todo, e talvez sejam nestes casos o grande crescimento no uso e desenvolvimento de APIs no mercado, é possivel por exemplo integrar meios de pagamentos de grandes empresas com apenas alguns cliques, em alguns casos as próprias empresas disponibilizam suas APIs para ajudar em determinadas integrações.

De qualquer forma, quando se pensa em desenvolvimento de um projeto,o fator tempo e qualidade andam lado à lado, e dependendo da situação um destes itens pode pesar mais que o outro, saber utilizar das ferramentas disponiveis no mercado sempre é bom, e podem fazer toda a diferença no seu projeto, o melhor mesmo é sempre planejar o máximo possível e podenrar entre prós e contras no uso de uma API.

Espero que tenham gostado. Enjoy