WordPress vs Laravel

Por:
WordPress vs Laravel

É bem comum dentro das comunidades de desenvolvimento ver uma discussão sobre WordPress e Laravel, quem é melhor ou pior etc. Então comecei a pensar a respeito, e é fácil entender as dúvidas e os motivos de tanta “briga” em torno deste tópico, para tentar elucidar quem é “melhor” (se é que existe isso de melhor ou pior), é necessário antes entender o que são e quais seriam os seus papéis no desenvolvimento de um projeto.

WordPress

WordPress

É um CMS (content manager system) altamente personalizável, é provavelmente o sistema mais utilizado no mercado hoje principalmente por agências de publicidade e tem como foco a disponibilização de conteúdo de maneira intuitiva. Começou como blog e hoje ultrapassou estas barreiras, alguns consideram um Framework CMS devido a sua capacidade extensiva e seu “arcabouço”, conta com uma comunidade apaixonada e ativa.

WordPress: https://wordpress.org/

Laravel

Laravel

Laravel é um framework, diferente do WordPress não foi projetado para ser um gerenciador de conteúdo, mas um arcabouço direcionado para desenvolvimento de sistemas, costumo dizer que o laravel é o sistema que desenvolve sistemas (para leigos fica mais fácil de entender assim),  graças ao template engine anexado ao framework (blade), o desenvolvimento de aplicações fica mais agil, e por causa disso é bastante utilizado por agências de publicidades, start-ups e software houses.

Laravel: https://laravel.com/

WordPress vs Laravel quem ganha?

Pensando em mercado, talvez possa existir um ganhador, mas acho que hoje em dia temos que pensar pragmaticamente, particularmente, para conteúdos institucionais e editoriais,  acredito que não tem motivo para não utilizar o WordPress, ele não só desempenha muito bem o trabalho como é indicado principalmente pensando em SEO e performance.

Com o advento de tecnologias como Rest API e GraphQl é possível realizar todo tipo de integração, podendo ter aplicações de diversas linguagens diferentes compartilhando dados, o que justifica deixar toda parte referente a conteúdo em WordPress.

Eu gosto de pensar no Laravel para aplicações mais específicas, um CRM, um ERP, algo que tenha mais contato com a regra de negócio do que com conteúdo. Assim pensando pragmaticamente, é possível ter o melhor dos mundos em um ecossistema muito bem definido e diverso.

Mercado de trabalho

O mercado de senvolvimento é muito aquecido, existe uma alta demanda, e sinceramente poucos profissionais capacitados. Tanto WordPress quanto Laravel tem alta demanda e acredito que não é tão difícil encontrar bons salários trabalhando com qualquer um dos dois.

O que faz diferença é o nível de domínio de ambos, quanto mais domínio tiver melhores são as oportunidades (sim é bem lógico). Como ambas plataformas utilizam PHP como linguagem base, não é tão difícil aprender um pouco de cada, minha dica é se especialize em um, aprenda um pouco de cada.